"E toda a cidade se ajuntou à porta. " ( Marcos 1:33 )

...:! Que este seja mais um meio !:...

POLÉMICAS

Item grátis
Data de publicação: 2024/04/08
  • Localização : Santarém, Portugal

POLÉMICAS

"E houve batalha no céu: Miguel e os Seus anjos batalhavam contra o dragão, e batalhava o dragão e os seus anjos;" (Apocalipse 12:7; ARC).
A palavra grega que é traduzida por "batalha", no texto supracitado, é a palavra "pólemos", da qual deriva a palavra "polémica" (singular) ou "polémicas" (plural).
Por outras palavras, aquilo que este texto bíblico nos revela é que houve uma polémica bem forte, "no céu", a ponto de ser considerada uma "batalha"!
 
Pergunta de crucial importância: quem iniciou essa polémica, "no céu"? Sabemos, à luz de outros textos bíblicos (Isaías 14:12-14 e Ezequiel 28:4-17), que:
• NÃO FOI "Miguel" (cujo nome significa: quem é como Deus?),
• MAS SIM "o dragão" (um símbolo que designa "o diabo e satanás" - Apocalipse 12:9), quem iniciou a polémica, "no céu"!
 
Ou seja, o "pai da mentira" (João 8:44) é quem iniciou a polémica, "no céu", contra o Deus da Verdade (ver: João 14:6). Concorda com esta afirmação, sim ou não?
 
Outra pergunta muito importante: acabou o próprio Deus por ter ficado envolvido nesta polémica, sim ou não? Se não tivesse ficado envolvido, certamente que o texto bíblico que serve de base a esta nossa reflexão, não diria que "Miguel e os Seus anjos batalhavam contra o dragão". Também concorda com esta afirmação, sim ou não?
 
A "batalha" ou polémica que se iniciou, "no céu", antes da criação deste planeta no qual habitamos, fornece-nos, assim creio, um paradigma "perfeito" para nós compreendermos a etiologia (a génese ou a causa) das polémicas que têm surgido ao longo da triste História humana, até aos nossos dias. E a GRANDE LIÇÃO que podemos e devemos retirar é a seguinte:
• não é a Verdade ou os partidários da Verdade e do Senhor da Verdade que são os responsáveis pela eclosão das polémicas, que, muitas vezes, se têm transformado em autênticas e literais batalhas campais ...
• mas sim a mentira ou os partidários do "pai da mentira".
 
Mas ... não devem os partidários da Verdade evitar, a todo o custo, entrar em polémicas? Não aconselhou o apóstolo Paulo, o seu jovem colaborador Tito, a não entrar "em questões loucas ... e contendas, e nos debates ..." (Tito 3:9; ARC), por reconhecer que "ao servo do SENHOR não convém contender, mas, sim, ser manso para com todos, apto para ensinar, sofredor" (2 Timóteo 2:24; ARC)? Sim, sem dúvida! Mas, se assim é - e não devemos colocar, minimamente, em causa, um "está escrito"! - por que razão "Miguel e os Seus anjos", seres absolutamente perfeitos, entraram em polémica com "o dragão e os seus anjos"?!? Teve que haver, seguramente, uma RAZÃO MUITO FORTE para o terem feito! Concorda? E, se concorda, então, qual terá sido essa razão?
 
A razão parece-me ser mais do que óbvia, visto ser racionalmente lógica: a polémica suscitada pelo "dragão e os seus anjos" foi baseada, como vimos, em mentiras, mentiras essas que colocaram em causa o bom Nome de Deus, o Seu amoroso caráter e a justiça da Sua Lei, que é o fundamento do Seu Governo justo e equitativo. Muita coisa ficou colocada em causa, com a polémica suscitada por satanás - coisas absolutamente fundamentais, que faziam abalar a ordem e a harmonia até ali existentes em todo o universo! Tal desafio ousado, provocado pelo anjo rebelde e por um terço dos anjos que alinharam com as suas reivindicações absurdas, tinha que ser enfrentado - e Deus, juntamente com dois terços dos anjos que permanecerem fiéis e leais a Ele, enfrentou-o mesmo, e sem reservas!
 
Sim, amigos, os servos de Deus deverão, a todo o custo, evitar entrar em polémicas, contendas e debates, mas quando verdades fundamentais são colocadas em causa, por mentiras que mancham o bom Nome e o caráter de Amor e de Justiça do Deus a quem servimos, permanecer em silêncio ou inativo é, no meu entender, um ato da mais elevada e cobarde traição ao nosso Deus! Se, em momentos de crise, não ousamos, destemidamente, confessar a quem servimos ou defender as Verdades do Deus a quem servimos ou dizemos servir, não se aplicarão, então, a nós mesmos, estas terríveis e fatídicas palavras do nosso Senhor e Mestre: "Porque, qualquer que de Mim e das Minhas palavras se envergonhar, dele se envergonhará o Filho do homem, quando vier na Sua glória, e na do Pai e dos santos anjos." (Lucas 9:26; ARC)? Muito honestamente vos digo: eu NÃO QUERO que, aquando da Sua breve vinda, o meu Salvador se envergonhe de mim! Jamais posso permitir que tal desgraça venha a cair sobre mim!!!
 
Que soleníssimo apelo é, então, este apelo inspirado:
"Não mais consintais em escutar sem protesto a perversão da verdade. Desmascarai os pretensiosos sofismas que, uma vez recebidos, levarão ministros e médicos e obreiros missionários médicos a passar por alto a verdade. Cada um tem que estar agora em guarda. Deus chama homens e mulheres a tomarem posição sob a ensanguentada bandeira do Príncipe Emanuel. Fui instruída a advertir o nosso povo; pois muitos se encontram em perigo de receber teorias e sofismas que solapam as colunas fundamentais da fé." (Ellen G. White, Mensagens Escolhidas, vol. 1, págs. 196 e 197).
 
Querem ver-me sossegado e tranquilo e não envolvido em polémicas? Ótimo! Excelente! Eu também - acreditem! Contudo, se alguém ousar colocar em causa "colunas fundamentais da fé", podem ter a CERTEZA ABSOLUTA de que não ficarei insensível a esse facto, mas entrarei, destemida e ousadamente, "em campo", para "batalhar pela fé que uma vez foi dada aos santos" (Judas 3; ARC).
Faço minhas as palavras do grande reformador protestante Martinho Lutero: "Aqui permaneço, não posso fazer outra coisa; que Deus me ajude. Ámen." (EGW, O Grande Conflito, Publicadora Atlântico, junho de 1975, pág. 130).
[ By: PC ]
Share by email Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn Pin on Pinterest

Contate o Postante Partilhar

Postagens relacionados

  • CRISTO E O SÁBADO (FINAL)
    CRISTO E O SÁBADO (FINAL)
    Item grátis
    Reflexões (Santarém) 2024/03/07
    CRISTO E O SÁBADO (FINAL) - Na cura da mão mirrada, Jesus condenou o costume dos judeus, e colocou o quarto mandamento no lugar que Deus lhe destinara. “É [...] lícito fazer bem nos sábados”, declarou Ele. Pondo à margem as absurdas restrições dos ju...
  • CRISTO E O SÁBADO (PARTE II)
    CRISTO E O SÁBADO (PARTE II)
    Item grátis
    Reflexões (Santarém) 2024/03/07
    CRISTO E O SÁBADO (PARTE II) - Os mestres judaicos orgulhavam-se de seu conhecimento das Escrituras, e na resposta do Salvador havia indireta censura a sua ignorância das sagradas letras. “Nunca lestes”, disse Ele, “o que fez Davi quando teve fome, e...
  • CRISTO E O SÁBADO (PARTE I)
    CRISTO E O SÁBADO (PARTE I)
    Item grátis
    Reflexões (Santarém) 2024/03/07
    CRISTO E O SÁBADO (PARTE I) - O sábado foi santificado na criação. Instituído para o homem, teve sua origem quando “as estrelas da alva juntas alegremente cantavam, e todos os filhos de Deus rejubilavam”. Jó 38:7. Pairava sobre o mundo a paz; pois a ...

Comentários

    Submeta o seu comentário. (spam e mensagens ofensivas serão removidas)


    Hall de entrada


    O objectivo é divulgar a fé e o 'assim está escrito'.



    Agradeço seu contributo via NIB: PT50 00455440 40067542587 09 de qualquer valor afim de ajudar.
    Se pretender mudar de fornecedor de energia para a Endesa use o código Plano Amigo: 312 694 016 para obter desconto.
    Um muito obrigado pela sua atenção e compreensão.
    ...:!:...