"E toda a cidade se ajuntou à porta. " ( Marcos 1:33 )

...:! Que este seja mais um meio !:...

11(a). A Mudança do Sábado

Item grátis
Data de publicação: 2024/02/09
Data da alteração: 2024/02/09
  • Localização : Santarém, Portugal

11(a). A Mudança do Sábado

Como é que foi feita esta alteração da observância dos dias?
Através de uma transferência gradual.

NOTA: “A Igreja cristã não realizou uma transferência formal, mas sim gradual e quase inconsciente, de um dia para o outro.” F. W. Farrar, The Voice From Sinai, pág. 167. Isto é prova de que não há qualquer ordem divina que tenha influenciado a alteração do Sábado.
 
Durante quanto tempo foi o sétimo dia, o Sábado, observado pela Igreja cristã?
Durante muitos séculos. Na realidade, a Igreja cristã nunca deixou de o observar completamente.

NOTA: Morer, um clérigo da Igreja de Inglaterra, diz: “Os primeiros cristãos tinham uma grande veneração pelo Sábado, e passavam o dia em devoção e sermões. E não há dúvida de que as suas práticas derivavam dos próprios apóstolos.” – A Discourse in Six Decalogues on the Name, Notion, and Observation of the Lord’s Day, pág. 189.
“Vários relatos demonstram que, em alguns lugares, o descanso do Sábado só foi totalmente abolido depois de alguns séculos, e nessa altura a prática de observar o Domingo tomou o seu lugar.” Vincent J. Kelly, Forbidden Sunday and Feast-Day Occupations, pág. 15.
Lyman Coleman diz: “Até ao quinto século a observância do Sábado judeu continuou na Igreja cristã, mas com um rigor e solenidade que diminuía gradualmente, até que acabou por completo.” Ancient Christianity Exemplified, cap. 26, sec. 2.
Sócrates, o historiador da Igreja, no século quinto disse: Quase todas as Igrejas no mundo celebram os sagrados mistérios no Sábado de cada semana, no entanto, os cristãos de Alexandria e em Roma, por causa de algumas tradições antigas, deixaram de o fazer.” Ecclesiastical History, Livro 5, capítulo 22, in: A Select Library of Nicene and Post-Nicene Fathers, 2 série, vol. 2, pág. 32.
Sozomeno, outro historiador do mesmo período, escreveu: “As pessoas de Constantinopla, e quase por todo o lado, reúnem-se ao Sábado, assim como no primeiro dia da semana, este costume nunca é observado em Roma ou em Alexandria.” Ecclesiastical History, livro 7, capítulo 9, vol. 2.
Tudo isto seria inconcebível se tivesse havido uma ordem divina para a alteração do Sábado. As duas últimas citações também demonstram que Roma liderou a apostasia e a mudança do Sábado.
 
Qual é a origem da observância do Domingo?
É uma celebração voluntária da ressurreição, um costume sem pretensão de autoridade divina.

NOTA: “A oposição ao judaísmo introduziu o festival do Domingo muito cedo, na realidade, no lugar do Sábado…o festival do Domingo, tal como outros festivais, era apenas uma imposição humana, e estava longe das intenções dos apóstolos estabelecer uma ordem divina sobre isso; longe deles, e da Igreja apostólica primitiva, transferir as leis do Sábado para o Domingo. Talvez tenha começado a surgir uma falsa aplicação deste tipo no fim do segundo século; aparentemente naquela altura o homem começou a achar que trabalhar ao Domingo era pecado.” Augustus Neander, The History of the Christian Religion and Church, pág. 186.
 
Quem é que instituiu a guarda do Domingo através de uma lei?
Constantino, o Grande.

NOTA: “O primeiro reconhecimento da observância do Domingo como um dever legal é uma constituição de Constantino em 321 d.C., decretando que todos os tribunais de justiça, habitantes das cidades e oficinas tinham de descansar ao Domingo (venerabill die solis), com a excepção daqueles que trabalhavam na agricultura.” Encyclopedia Britannica, 11ª edição, artigo “Sunday.”
“No venerável dia do sol os magistrados e as pessoas que vivem nas cidades devem descansar, e todas as oficinas devem fechar. No entanto, no campo, as pessoas que trabalham na agricultura podem livre e legalmente continuar o seu trabalho; porque muitas vezes parece não haver outro dia melhor para semear ou para plantar a vinha; se se negligenciar o momento certo para esses trabalhos as bênçãos do Céu perdem-se. (Dada a 7 de Março, Crispus e Constantino como cônsules pela segunda vez.)” Codex Justinianus, Lib. 3, tit. 12, 3; traduzido em History of the Christian Church, por Phipip Schaff (Scribners, 1902) vol. 3, pág. 380.
Este édito, proclamado por Constantino, que primeiro se pôs no caminho da união da Igreja com o Estado no império romano, de certa forma colmatou a falta de uma ordem divina para a observância do Domingo. Foi um passo importante para levar à mudança do Sábado.
 
Que testemunho dá Eusébio acerca deste assunto?
Todas as coisas que era nosso dever fazer no Sábado são transferidas por nós [a Igreja] para o dia do Senhor.” Traduzido de Eusebius, Commentary on the Psalms, in: Migne, Patrologia Graeca, vol. 23, cols. 1171, 1172.
 
NOTA: A mudança do Sábado foi o resultado dos esforços combinados da Igreja e do Estado, e levou séculos a ser alcançada. Eusébio de Cesareia (270-338) era um destacado bispo da Igreja, biógrafo e admirador de Constantino, e o suposto pai da história eclesiástica.
 
Que concílio da Igreja decretou a proibição da guarda do Sábado e instituiu a observância do Domingo?
O concílio de Laodiceia, na Ásia Menor, no quarto século.

NOTA: O Cânone 29 diz: “Os cristãos não devem judaizar e descansar no sábado [sabbato, o Sábado], mas trabalhar nesse dia; devem preferir o Dia do Senhor e não fazer nenhum trabalho, se for possível, como cristãos. Se eles, portanto, forem achados judaizando, que sejam excluídos [anathema] por Cristo." Charles Joseph Hefele, A History of the Councils of the Church, vol. 2, (1896 edição em inglês), pág. 316.
O que se determinou no concílio de Laodiceia foi apenas um dos passos que levou à mudança do Sábado. Foi encarado como o primeiro concílio que proibiu a observância do Sábado, e decretou o descanso no Domingo tanto quanto fosse possível, mas não foi tão estrito como os decretos posteriores.
Diferentes escritores apontam várias datas para o concílio de Laodiceia. A data exacta é desconhecida, mas pode ser apontada “mais ou menos entre os anos 343 e 381.” (Idem, pág. 298.)
 
O que é que os Católicos dizem acerca dos Protestantes que guardam o Domingo?
Eles estão a obedecer à autoridade da Igreja Católica.

NOTA: “Durante séculos todas as nações cristãs deram atenção à Igreja Católica, e, tal como vimos, os vários estados decretaram as suas ordens tais como a adoração e a cessação do trabalho ao Domingo. O Protestantismo, ao recusar a autoridade da Igreja, não tem nenhuma razão para a sua teoria do Domingo, e deveria logicamente guardar o Sábado.”
“O estado, ao promulgar leis para a santificação do Domingo, está involuntariamente a reconhecer a autoridade da Igreja Católica e a cumprir, de certa forma, as suas prescrições.”
“O Domingo, como um dia da semana separado para a adoração pública e obrigatória de Deus, sendo santificado com a suspensão do trabalho, do comércio e actividades mundanas, e com o exercício da devoção, é uma criação pura da Igreja Católica.” – The American Catholic Quarterly Review, Janeiro, 1883, pág. 152, 139.
 
O que determina o tipo de servos que somos?
Não sabeis vós que, a quem vos apresentardes por servos, para lhe obedecer, sois servos daquele a quem obedeceis, ou do pecado para a morte, ou da obediência para a justiça?” Romanos 6:16.
 
Quando foi pedido a Cristo que se inclinasse perante Satanás como é que Ele respondeu?
Então disse-lhe Jesus: Vai-te, Satanás, porque está escrito: Ao Senhor, teu Deus, adorarás, e só a ele servirás.” Mateus 4:10.
 
Que forma de adoração diz o Salvador que não está de acordo com os mandamentos de Deus?
Mas, em vão me adoram, ensinando doutrinas que são preceitos dos homens.” Mateus 15:9.
 
Que apelo fez Elias aos Israelitas apóstatas?
Até quando coxeareis entre dois pensamentos? Se o Senhor é Deus, segui-O; e, se Baal, segui-o.” 1 Reis 18:21.

NOTA: Em tempos de ignorância, Deus faz de conta que não vê aquilo que seria pecado; mas quando há luz, Ele ordena que todos se arrependam. (Actos 17:30.) O período durante o qual os santos, os tempos e a lei de Deus estariam nas mãos do papado acabou (Daniel 7:25); a verdadeira luz do Sábado está agora a brilhar; e Deus está a enviar uma mensagem ao mundo, chamando os homens a temê-l’O e a adorá-l’O, para que voltem à observância do Seu dia santo de descanso, o Sábado do sétimo dia. (Apocalipse 14:6-12.)
Share by email Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn Pin on Pinterest

Contate o Postante Partilhar

Postagens relacionados

  • 11. A Mudança do Sábado
    11. A Mudança do Sábado
    Item grátis
    Estudos (Santarém) 2024/02/09
    11. A Mudança do Sábado De que faz parte o mandamento do Sábado? Da lei de Deus (Ver Êxodo 20:8-11).   No Seu sermão mais conhecido, o que é que Cristo diz acerca da lei? “Não cuideis que vim destruir a lei ou os profetas: não vim abrogar, mas cumpri...
  • 10. Um Dia Especial
    10. Um Dia Especial
    Item grátis
    Estudos (Santarém) 2024/02/09
    10. Um Dia Especial Quando e por quem foi criado o Sábado? “Assim os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado, no dia sétimo, a sua obra que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito...
  • 9. A Ressurreição dos Justos
    9. A Ressurreição dos Justos
    Item grátis
    Estudos (Santarém) 2024/02/09
    9. A Ressurreição dos Justos Que pergunta é feita e respondida por Job? “Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu te responderia: afeiçoa-te à obra das t...

Comentários

    Submeta o seu comentário. (spam e mensagens ofensivas serão removidas)


    Hall de entrada


    O objectivo é divulgar a fé e o 'assim está escrito'.



    Agradeço seu contributo via NIB: PT50 00455440 40067542587 09 de qualquer valor afim de ajudar.
    Se pretender mudar de fornecedor de energia para a Endesa use o código Plano Amigo: 312 694 016 para obter desconto.
    Um muito obrigado pela sua atenção e compreensão.
    ...:!:...