"E toda a cidade se ajuntou à porta. " ( Marcos 1:33 )

...:! Que este seja mais um meio !:...

10. Um Dia Especial

Item grátis
Data de publicação: 2024/02/09
Data da alteração: 2024/02/09
  • Localização : Santarém, Portugal

10. Um Dia Especial

Quando e por quem foi criado o Sábado?
Assim os céus, e a terra, e todo o seu exército foram acabados. E havendo Deus acabado, no dia sétimo, a sua obra que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito.” Génesis 2:1, 2.
 
Por que razão deve ser santificado o Sábado?
Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo o que neles há, e ao sétimo dia descansou: portanto, abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.” Êxodo 20:11.

NOTA: O Sábado é o memorial da criação. Deus criou-o para que o Homem O pudesse recordar sempre como o Deus vivo verdadeiro, o Criador de todas as coisas.
 
Esteve Cristo envolvido na criação e no estabelecimento do Sábado?
Todas as coisas foram feitas por ele, e, sem ele, nada do que foi feito se fez.” João 1:3. (Ver também Efésios 3:9; Colossenses 1:16; Hebreus 1:2.)

NOTA: Cristo foi um agente activo na criação. Deus descansou no sétimo dia do trabalho da criação; portanto, Cristo deve ter descansado no sétimo dia com o Pai. Logo é o Seu dia de descanso, assim como o do Pai.
 
Depois de descansar no sétimo dia, o que é que Deus fez?
"E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera." Génesis 2:3.

NOTA: O Sábado foi criado de acordo com três actos diferentes: Deus descansou nesse dia; abençoou-o; e santificou-o. Santificar significa “tornar santo”, “consagrar”, “venerar como santo”.
 
Para quem disse Cristo ter sido o Sábado criado?
E disse-lhes: O sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do sábado.” Marcos 2:27.

NOTA: Homem aqui significa “humanidade”. Deus instituiu o Sábado para que este fosse uma fonte de benefícios e bênçãos para a humanidade.
Jesus diz: ‘O Sábado foi feito por causa do homem’; e a dedução necessária é que, desde o início, o homem conhecia o uso que devia dar ao dia e recebia os benefícios que ele estava destinado a dar...
“Antes de a lei ter sido dada no Sinai, a imposição do Sábado era compreendida.” J.J. Taylor (Baptista), The Sabbatic Question (Revell, 1914), pág. 20-24.
Em relação à perpetuidade do mandamento do Sábado, Moody escreveu: “Eu acredito sinceramente que este mandamento continua a ser uma ligação tal como era antigamente. Conversei com homens que dizem que ele foi abolido, mas eles não foram capazes de me indicar um único sítio na Bíblia onde se refira que Deus o aboliu. Quando Cristo esteve na Terra, não fez nada para o excluir; Ele libertou-o dos vestígios sob os quais os escribas e os fariseus o tinham colocado, e colocou-o no seu verdadeiro lugar. ‘O Sábado foi feito por causa do homem, e não o homem por causa do Sábado.’ Continua a ser tão praticável e necessário para o homem de hoje como sempre foi. Na realidade até mais do que nunca porque vivemos numa era muito intensa.
“O Sábado era um elo de ligação no Éden e continua em vigor desde então. O quarto mandamento começa com a palavra ‘lembra-te’, demonstrando que o Sábado já existia quando Deus escreveu esta lei nas tábuas de pedra no Sinai. Como é que os homens podem dizer que este mandamento foi abolido se admitem que os outros nove ainda estão em vigor?” D.L. Moody, Weighed and Wanting (1898), pág. 46, 47.
 
Quando é que Deus abençoou e santificou o sétimo dia?
E havendo Deus acabado, no dia sétimo, a sua obra que tinha feito, descansou no sétimo dia de toda a sua obra, que tinha feito. E abençoou Deus o dia sétimo, e o santificou; porque nele descansou de toda a sua obra, que Deus criara e fizera.” Génesis 2:2, 3.

NOTA: “Se não tivéssemos outra passagem para além desta de Génesis 2:3, não haveria nenhuma dificuldade em deduzir daí um preceito para a observância universal de um Sábado, ou sétimo dia, para ser dedicado a Deus como tempo santo, por toda a raça humana para quem a Terra e a sua Natureza foram especialmente preparadas. O primeiro homem devia saber isso. As palavras “santificou-o” não podem ter outro significado. Elas não teriam importância a menos que se referissem a algo que tem de ser santificado.” John Peter Lange, A Commentary on the Holy Scriptures, on Genesis 2:3, vol. 1, pág. 197.
 
O que é que o mandamento do Sábado requer?
Lembra-te do dia do sábado, para o santificar. Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra. Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor, teu Deus: não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.” Êxodo 20:8-10.

NOTA: Em relação a Êxodo 16:4, 22-30 Lutero diz: “Assim podeis ver que o Sábado já existia antes da lei de Moisés e tem existido desde o início do mundo. Os crentes que preservaram a sua verdadeira fé têm-se reunido e recorrido a Deus nesse dia.” In: Auslegung des Alten Testaments (Comentário sobre o Velho Testamento), in Sammtliche Schriften, edição de J.G. Walch, vol. 3, col. 950.
 
Como é que Deus pôs à prova o povo de Israel no deserto?
Então disse o Senhor a Moisés: Eis que vos farei chover pão dos céus, e o povo sairá, e colherá, cada dia, a porção para cada dia, para que eu veja se anda em minha lei ou não.” Êxodo 16:4.
 
Em que dia era recolhida uma porção dupla de maná?
E aconteceu que, ao sexto dia, colheram pão em dobro, dois gomeres para cada um; e todos os príncipes da congregação vieram, e contaram-no a Moisés.” Versículo 22.
 
O que é que Moisés disse aos dirigentes?
E ele disse-lhes: Isto é o que o Senhor tem dito: Amanhã é repouso, o santo sábado do Senhor.” Versículo 23.

NOTA: O Sábado é indispensável ao homem, sendo uma fonte de bem-estar físico, intelectual, social e espiritual. Assim, a sua observância está relacionada com as melhores promessas e a sua violação com as mais severas punições. Êxodo 31, 12; 23, 12-18; Neemias 13, 15-22; Isaías 56, 2-7; 58, 13-14; Jeremias 17, 21-27; Ezequiel 20, 12-13; 22, 26-31. A sua santidade estava fortemente demarcada na recolha do maná. Êxodo 16, 22-30.
“A lei original do Sábado foi renovada e fazia parte importante da lei moral, ou dez mandamentos, dada a Moisés no Sinai.” Êxodo 20:8-11. Amos Binney e Daniel Steele, Binney’s Theological Compend Improved (1902), pág. 170.
 
O que é que algumas pessoas fizeram no sétimo dia?
E aconteceu, ao sétimo dia, que alguns do povo saíram para colher, mas não o acharam.” Versículo 27.
 
Como é que Deus repreendeu a desobediência dessas pessoas?
Então disse o Senhor a Moisés: Até quando recusareis guardar os meus mandamentos e as minhas leis?” Versículo 28.
 
Porque é que no sexto dia era dado o dobro do maná?
Vede, visto que o Senhor vos deu o sábado, por isso ele, no sexto dia, vos dá pão para dois dias; cada um fique no seu lugar, que ninguém saia do seu lugar no sétimo dia.” Versículo 29.
 
Então, como é que o Senhor testou as pessoas?
Através da guarda do Sábado.

NOTA: Assim vemos que o mandamento do Sábado fazia parte da lei de Deus antes desta ser proferida no Sinai, já que este incidente aconteceu antes do Sinai.
Share by email Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn Pin on Pinterest

Contate o Postante Partilhar

Postagens relacionados

  • 9. A Ressurreição dos Justos
    9. A Ressurreição dos Justos
    Item grátis
    Estudos (Santarém) 2024/02/09
    9. A Ressurreição dos Justos Que pergunta é feita e respondida por Job? “Morrendo o homem, porventura tornará a viver? Todos os dias de meu combate esperaria, até que viesse a minha mudança. Chamar-me-ias, e eu te responderia: afeiçoa-te à obra das t...
  • 8. A Consequência da Transgressão
    8. A Consequência da Transgressão
    Item grátis
    Estudos (Santarém) 2024/02/09
    8. A Consequência da Transgressão Qual é o salário do pecado? “O salário do pecado é a morte.” Romanos 6:23. “No dia em que dela comeres, certamente morrerás.” Génesis 2:17. “A alma que pecar, essa morrerá.” Ezequiel 18:4.   Como é que a morte entrou...
  • 7(a). A Lei de Deus
    7(a). A Lei de Deus
    Item grátis
    Estudos (Santarém) 2024/02/09
    7(a). A Lei de Deus Porque é que Cristo repreendeu os fariseus? “Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Por que transgredis vós, também, o mandamento de Deus, pela vossa tradição? Porque Deus ordenou, dizendo: Honra a teu pai e a tua mãe; e: Quem maldi...

Comentários

    Submeta o seu comentário. (spam e mensagens ofensivas serão removidas)


    Hall de entrada


    O objectivo é divulgar a fé e o 'assim está escrito'.



    Agradeço seu contributo via NIB: PT50 00455440 40067542587 09 de qualquer valor afim de ajudar.
    Se pretender mudar de fornecedor de energia para a Endesa use o código Plano Amigo: 312 694 016 para obter desconto.
    Um muito obrigado pela sua atenção e compreensão.
    ...:!:...