"E toda a cidade se ajuntou à porta. " ( Marcos 1:33 )

...:! Que este seja mais um meio !:...

A primeira e a última palavra vem do Senhor

Item grátis
Data de publicação: 2023/12/28
Data da alteração: 2024/02/04
  • Localização : Santarém, Portugal

A primeira e a última palavra vem do Senhor

Assim será a minha palavra, que sair da minha boca; ela não voltará para mim vazia, antes fará o que me apraz, e prosperará naquilo para que a enviei. ( Isaías 55:11 )

Esta é a genuína Lei eterna pronunciada e escrita de Deus.

Ela foi redigida pelo próprio Deus em duas tábuas de pedra e entregue ao homem para que a aprendesse e a divulga-se a todos os povos, a todas as tribos e em todos os idiomas. Ela foi escrita em duas tábuas de pedra porque aborda duas temáticas diferentes e bem distintas. Essas temáticas resumem cada uma das tábuas escritas e são mandamento. A primeira pedra contem quatro mandamentos e abordam a relação do homem com Deus "E Jesus respondeu-lhe: O primeiro de todos os mandamentos é: Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor. Amarás, pois, ao Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu entendimento, e de todas as tuas forças; este é o primeiro mandamento."(Marcos 12:29,30). A segunda tábua de pedra, os restantes seis mandamentos, onde estão descritas as leis que estabelece o relacionamento de homem para homem, como muito bem podemos observar pelo conteúdo, que estão resumidos desta forma: "E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo (Marcos 12:31)". Jesus não substituiu nem invalidou a Lei apenas resumiu cada tábua, tanto é, que depois num todo reforçou "Não há outro mandamento maior do que estes."(Marcos 12:31).

Na transcrição do mesmo acontecimento relatado pelo apóstolo Mateus, é registado: "um deles, doutor da lei, interrogou-o para o experimentar, dizendo: Mestre, qual é o grande mandamento na lei? E Jesus disse-lhe: Amarás o Senhor teu Deus de todo o teu coração, e de toda a tua alma, e de todo o teu pensamento.Este é o primeiro e grande mandamento.E o segundo, semelhante a este, é: Amarás o teu próximo como a ti mesmo. Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."(Mateus 22:35-40). Reparemos que Jesus resumiu para aquele que se considerava doutor da lei cada uma da tábuas da Lei de Deus escritas por Deus e ainda reforçou o propósito "Destes dois mandamentos dependem toda a lei e os profetas."

Conheça-mos então a Santa Lei de Deus conhecida como: A Lei moral.

Então falou Deus todas estas palavras, dizendo: Eu sou o Senhor teu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa da servidão.

  1. Não terás outros deuses diante de mim.
  2. Não farás para ti imagem de escultura, nem alguma semelhança do que há em cima nos céus, nem em baixo na terra, nem nas águas debaixo da terra.
    Não te encurvarás a elas nem as servirás; porque eu, o Senhor teu Deus, sou Deus zeloso, que visito a iniquidade dos pais nos filhos, até a terceira e quarta geração daqueles que me odeiam.
    E faço misericórdia a milhares dos que me amam e aos que guardam os meus mandamentos.
  3. Não tomarás o nome do Senhor teu Deus em vão; porque o Senhor não terá por inocente o que tomar o seu nome em vão.
  4. Lembra-te do dia do sábado, para o santificar.
    Seis dias trabalharás, e farás toda a tua obra.
    Mas o sétimo dia é o sábado do Senhor teu Deus; não farás nenhuma obra, nem tu, nem teu filho, nem tua filha, nem o teu servo, nem a tua serva, nem o teu animal, nem o teu estrangeiro, que está dentro das tuas portas.
    Porque em seis dias fez o Senhor os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o Senhor o dia do sábado, e o santificou.
  5. Honra a teu pai e a tua mãe, para que se prolonguem os teus dias na terra que o Senhor teu Deus te dá.
  6. Não matarás.
  7. Não adulterarás.
  8. Não furtarás.
  9. Não dirás falso testemunho contra o teu próximo.
  10. Não cobiçarás a casa do teu próximo, não cobiçarás a mulher do teu próximo, nem o seu servo, nem a sua serva, nem o seu boi, nem o seu jumento, nem coisa alguma do teu próximo.

ver: (Êxodo 20:1-17)

O 4º mandamento está em evidência para salientar que de todos é o mandamento mais ignorado e esquecido. Deus, conhecendo a fraqueza humana sabia que ia ser assim, esta é razão pela qual o abordou registando na pedra:"Lembra-te..." Lembra-te do dia do sábado para o santificar. É desta forma que o devemos também anunciar. É o único dia que Deus santificou. 

Share by email Share on Facebook Share on Twitter Share on LinkedIn Pin on Pinterest

Contate o Postante Partilhar

Postagens relacionados

  • "Emunah" - o verdadeiro significado da palavra "Fé".
    "Emunah" - o verdadeiro significado da palavra "Fé".
    Item grátis
    Sabia que... Entenda: (Santarém) 2024/08/01
    "Emunah" - o verdadeiro significado da palavra "Fé". Embora a palavra "Fé" seja comumente associada à ideia de confiar em algo ou alguém, a palavra hebraica "Emunah" tem um significado diferente: ser digno de confiança. Emunah" não se trata de acredi...
  • Romanos 10:4 não contradiz Mateus 5:17
    Romanos 10:4 não contradiz Mateus 5:17
    Item grátis
    Sabia que... Entenda: (Santarém) 2024/07/25
    Romanos 10:4 não contradiz Mateus 5:17 Vamos aos textos bíblicos: “Não penseis que vim revogar a Lei ou os Profetas; não vim para revogar, vim para cumprir”. (Mateus 5:17). “Porque o fim da lei é Cristo, para justiça de todo aquele que crê”. (Romanos...
  • Aqui há diferença entre ACF e a ARC/ARA
    Aqui há diferença entre ACF e a ARC/ARA
    Item grátis
    Sabia que... Entenda: (Santarém) 2024/01/26
    Aqui há diferença entre ACF e a ARC/ARA ACF - Almeida Corrigida FielARC - Almeida Revista e CorrigidaARA - Almeida Revista e Atualizada  Novo Testamento01_ Mc. 1:2 “Como está escrito nos profetas...”(ACF)“Como está escrito no profeta Isaías...”(ARC)“...

Comentários

    Submeta o seu comentário. (spam e mensagens ofensivas serão removidas)


    Hall de entrada


    O objectivo é divulgar a fé e o 'assim está escrito'.



    Agradeço seu contributo via NIB: PT50 00455440 40067542587 09 de qualquer valor afim de ajudar.
    Se pretender mudar de fornecedor de energia para a Endesa use o código Plano Amigo: 312 694 016 para obter desconto.
    Um muito obrigado pela sua atenção e compreensão.
    ...:!:...